sexta-feira, 30 de setembro de 2016

João Pessoa é o palco da primeira decisão na série C
Botafogo-PB enfrenta o BOA Esporte no Almeidão para se aproximar da série B 2017, já os mineiros sonham em voltar para a segunda divisão nacional depois de série de fracassos


(Foto: Vitor Oliveira / Vozdatorcida.com)

Na noite desta sexta-feira, o coração do torcedor do belo vai bater mais forte por, pelo menos 90 minutos. A primeira partida das quartas de finais da série C começa ás 21 hrs, no Almeidão, contra o Boa Esporte, adversário que tenta amargar o sonho de acesso do Belo rumo à série B do brasileirão em 2017. O time mineiro foi o segundo colocado no grupo B da série C, com apenas 3 derrotas, duas a menos que o time da estrela vermelha.

A partida causa ansiedade no torcedor desde seu anúncio, após o empate em 0 a 0 contra o Fortaleza, que confirmou a terceira colocação do time no grupo A. Entre a partida que credenciou o Bota-PB a disputar a segunda fase e o confronto com o Boa, o time enfrentou um grande desafio. Os comandados de Itamar Schurlle, mediram forças com o Palmeiras pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Mesmo vencendo, o time paraibano foi eliminado pelos paulistas. Nada que abale a confiança do torcedor, já que o Belo nunca havia chegado tão longe na competição, além disso o resultado de 1 a 0 para os donos da casa garantiram a invencibilidade do time jogando em suas dependências. [confere análise que fizemos sobre esse confronto]

Por isso, quando a bola rolar hoje, o Botafogo-PB estará fazendo história novamente, em um ano repleto de novidades para a equipe. Desde o título brasileiro da série D, em 2013, o time nunca havia chegado à segunda fase da série C.

Canto pelo acesso

(Foto: Hévilla Wanderley / Globoesporte.com/pb)
Durante o último treino da equipe para enfrentar o Boa Esporte a torcida paraibana invadiu o Almeidão para incentivar o time. Mas os fanáticos do Belo só tiveram acesso às arquibancadas nos 20 minutos finais. O técnico Itamar Schurlle fez mistério sobre o time, imprensa e torcedores só acompanharam um treino de finalização e cobrança de pênaltis. O treinador também não concedeu entrevista coletiva.

Os números animam o torcedor a ir ao estádio. Jogando no Almeidão o Botafogo-PB perdeu apenas uma partida, contra o América-RN pela 15ª rodada da fase de grupos. No mais, das 12 partidas que disputou até agora em competições nacionais, o Belo venceu nove e empatou duas, uma ainda na primeira fase da Copa do Brasil, diante do Linense e a outra na última rodada da fase de grupos da série C, diante do Fortaleza.

O maior reforço para essa partida deve vir mesmo das arquibancadas. Até o momento, já foram vendidos mais de 10 mil ingressos e a diretoria espera que 22 mil torcedores compareçam ao Almeida Filho para o confronto. O número de ingressos vendidos antecipadamente é mais uma novidade conquistada pelo Belo no ano.

BOA motivação

Se os torcedores do belo pretendem fazer muito barulho nas arquibancadas, a torcida do time mineiro vai mandar energias positivas para o time desde Varginha. Ainda hoje, a diretoria anunciou que vai disponibilizar um telão, no centro da cidade mineira para que os torcedores acompanhem a partida decisiva de logo mais. E se de um lado está um Botafogo-PB descobrindo-se, do outro existe um BOA amargurado pelos seguidos rebaixamentos, mas embalado pela fase na série C.

O primeiro descenso do time veio ainda em 2015, na série B daquele ano. Na ocasião, a equipe ficou na 19ª colocação, com apenas 7 vitórias nos 38 jogos disputados. O segundo revés mineiro veio logo no começo de 2016, no campeonato estadual. O time entrou em campo na última rodada precisando vencer o time reserva do Cruzeiro para escapar do rebaixamento, mas o clube perdeu o duelo e a oportunidade de permanecer na primeira divisão estadual, foi rebaixado diante de sua torcida.

(Foto: Régis Melo / Globoesporte.com)
Mas toda tristeza terminou por aí, na série C desse ano o torcedor não tem do que se queixar. Foram 10 vitórias, nos 18 jogos disputados na competição nacional, e apenas três derrotas, uma a mais que o líder do grupo A da competição, o Guarani. Os resultados positivos no ano trouxeram de volta a motivação que o BOA precisava e agora o Botafogo-PB tornou-se o único obstáculo entre o time de varginha e o tão sonhado retorno à série B.

Além da ótima fase, o time mineiro vem de uma série de 10 jogos sem perder na série C, um aproveitamento de 80%, somando 24 pontos em 30 disputados. Outro fator que deixa o torcedor ainda mais confiante é que a decisão do confronto diante do Belo será em Varginha, no estádio Melão, e jogando em casa o BOA está invicto desde o início do campeonato nacional.

Como se não bastasse, os mineiros ainda possuem a melhor defesa entre os dois grupos da série C, tanto que nos 18 jogos disputados, a zaga do BOA foi vazada em apenas 10 ocasiões. O ataque também não fica por baixo, foram 28 gols marcados. Os destaques ficam por conta de Ricardinho, Genesis e Daniel Cruz, juntos eles somam 30 gols nessa temporada.

Nosso segredo

Mesmo com o mistério nos treinos, é possível definir o time pode vai subir as escadas para o gramado, logo mais. A provável escalação deverá contar com o retorno do artilheiro Rodrigo Silva, que esteve fora na partida contra o Palmeiras, assim como o meia Marcinho, recuperado das dores no tornozelo, que o afastaram dos dois últimos compromissos da equipe. O único desfalque deve ficar por conta do volante Sapé, que sente dores no joelho.

Prováveis escalações (FONTE: vozdatorcida.com):

Botafogo-PB: Michel Alves, Gustavo, Plínio, Marcelo Xavier, David Luís; Djavan, Val, Pedro Castro, Marcinho; Carlinhos, Rodrigo Silva. Técnico: Itamar Schulle.

Boa Esporte: Daniel, Juan Melgarejo, Edson Borges, Bruno Maia, Romano; Leonardo, Itaqui, Fellipe Mateus, Tchô; Carlos Renato, Ricardinho. Técnico: Ney da Matta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário