quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Sorteio definiu adversários de paraibanos na Copa do Nordeste 2017
Campinense terá a missão de segurar o atual campeão e Botafogo-PB vai encarar América-RN e Vitória



Na noite desta terça feira (4), o torcedor nordestino assistiu ao sorteio que definiu os grupos da Copa do Nordeste 2017. O evento aconteceu em João Pessoa e foi apresentado ao vivo para todo o Brasil pelo Esporte Interativo, empresa dona dos direitos de transmissão do torneio, diante da imprensa local e regional, além dos cartolas do futebol nordestino.

Os dois representantes da paraíba terão caminhos bem diferentes na Copa do Nordeste 2017. O Botafogo-PB compôs o grupo E, junto com o Sergipe, Vitória e América-RN. Já o Campinense ficou no grupo A, junto com Santa Cruz e Náutico, que ainda possui uma vaga em aberto, deixada pelo Uniclinic, representante do estado do Ceará.




Noite de premiação

Junto com a plateia estavam os atacantes do Santa Cruz, Keno e Grafite, os dois foram premiados pelo desempenho na edição desse ano como revelação e craque do campeonato, respectivamente. Outro que também recebeu prêmio foi o atacante do Campinense, Rodrigão. O jogador não compareceu à cerimônia, mas em vídeo, agradeceu ao clube rubro negro e aos torcedores pelo título de artilheiro da competição.

Ainda no sorteio o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, anunciou oficialmente o pedido de desistência do Uniclinic. O time cearense foi o vice-campeão estadual de 2016 e, portanto, classificado para o Nordestão, mas alegou problemas financeiros e terá o pedido de desistência analisado pelo órgão que administra o futebol nacional.




Opinião

Apesar da indefinição da última vaga do grupo A, já é possível enxergar um caminho mais rochoso para o Campinense que para o Botafogo-PB, não por considerar os adversários do time da capital mais fáceis que os do rubro negro, mas por reconhecer os momentos distintos que separam os dois clubes.

Enquanto o Belo vive um romance com a torcida e principalmente com a bola, o time de Campina Grande vem de declínio e desclassificação. É bem verdade que o desempenho na Copa do Nordeste e o título paraibano ainda permitam o torcedor de acreditar, mas quando fechou os olhos deu de cara com o algoz do torneio dessa edição.

Apesar do momento do Santa Cruz ser de declínio no campeonato brasileiro, jogadores que foram cruciais para o atual título do time pernambucano ainda possuem contratos vigentes e dificilmente haverá muitas percas para a próxima temporada. Já o Campinense terá que montar um elenco e embarcar rumo ao desconhecido. Desprezando a pré-temporada, o Santa chega com a base do elenco de dois anos atrás enquanto o Rubro negro chega mais verde, precisando de ajustes. Talvez embale venha mesmo no paraibano, com chances de bicampeonato.

Outro problema para o Campinense é o crescente momento do Náutico na série B. O Timbu já enxerga o G4 e o acesso, tudo isso em uma campanha relâmpago depois da chegada do comandante, Givanildo Oliveira. O rei do acesso, venceu quatro jogos seguidos e já soma seis partidas invicto no comando do Náutico. É provável que ainda sofra algumas derrotas até que a equipe vermelha e branca se estabilize na tabela. Talvez o Náutico fique de fora da série A em 2017, mas esse momento serve de moldura para exibir uma equipe forte que, provavelmente, será repetida na próxima temporada. Olho neles, raposa.

Já o Belo enfrentará o Sergipe, time que apesar de sagrar-se campeão estadual não conseguiu subir para a série D e terá que se classificar novamente para o brasileiro através do estadual. O clube sergipano pode surpreender na próxima temporada, apresentando um time tão forte quanto o de 2016, mas é possível que à essa altura o Botafogo-PB esteja reforçado e preparando-se para uma temporada difícil, seja na novíssima experiência da série B ou na missão de reconquistar o torcedor por não ter chegado à segunda divisão nacional. Esse confronto não deve ter surpresas, o Belo chega mais forte.

Por outro lado, nessa temporada, o América-RN tirou a invencibilidade do Belo jogando no Almeidão. Até enfrentar o dragão, o clube da estrela vermelha ainda não havia perdido jogando em João Pessoa por competições nacionais (série C e Copa do Brasil). Além disso, o América-RN está devendo o acesso à série B a seu torcedor, além do título estadual, conquistado esse ano pelo rival ABC. Portanto, podemos esperar um América-RN mordido, mas possivelmente, ainda em fase de desenvolvimento. Enxergo o Belo vitorioso, graças à continuidade do trabalho desenvolvido nessa temporada, associado à permanência de peças importantes no elenco.

Por fim, o grande pesadelo do Bota-PB deve ser mesmo o time do Vitória. O rubro negro baiano segue firme na primeira divisão e deverá contar com os atacantes Kieza e Zé Love, pelo menos até o fim dos estaduais. O time paraibano pode encontrar nessa partida a maior dificuldade da fase de grupos, já que esse duelo poderá definir os dois combatentes que seguirão firmes na competição.


Pode acontecer o que previ ou exatamente ao contrário, o fato é que a sorte está lançada e o time com o melhor planejamento certamente irá levar a competição e consequentemente, a vaga na Copa Sulamericana. Só nos resta torcer para que os representantes da Paraíba encantem e possam conquistar o direito de defender as cores do estado diante de forças do futebol da América do Sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário